Polônia envia tropas para fronteira com Belarus após aproximação de Grupo Wagner

Ministério da Defesa polonês afirmou que o exército do país 'reagrupou helicópteros de combate' na região

Da redação

Soldado russo e bielorrusso juntos
Reuters | Ministério da Defesa de Belarus

A Polônia acusou o grupo de mercenários Wagner, apoiado pela Rússia, de tentar desestabilizar o flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Nesta quinta-feira (3), o Ministério da Defesa polonês afirmou que o exército do país 'reagrupou helicópteros de combate' perto da fronteira com a Belarus. 

A ação aconteceu depois de uma suposta invasão de helicópteros bielorrussos no espaço aéreo da região, além da mobilização de mais de 4 mil paramilitares do grupo mercenário Wagner em Belarus, aliado da Rússia. Parte dos mercenários da organização Wagner estão mobilizados no território há cerca de um mês.

Segundo a imprensa local, o general das Forças Armadas do país informou que o exército está 'estacionado e em regime de reação imediata', caso sejam atacados. Além disso, o ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, aumentou o número de soldados na fronteira.

Blaszczak afirmou que a segurança na fronteira terá que ser reforçada com mais de mil tropas e prometeu coordenar as operações de defesa com outros países, principalmente a Lituânia e a Letônia, que 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.