Políticos lamentam a morte da jornalista da TV Globo Glória Maria. A ícone da televisão brasileira morreu nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. Ainda não foi informado a causa da morte.
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, diz que é com imensa tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte de Glória Maria. Segundo ele, a jornalista foi uma das maiores da profissão, mas “além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, disse que “conquistar tudo o que ela conquistou como profissional sendo uma mulher negra no Brasil é gigantesco. Um ícone que venceu preconceitos com muito talento. Meus sentimentos aos amigos e familiares”.
“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, publicou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, emitiu uma nota de pesar em homenagem a Glória Maria. “O arrojo e a sensibilidade na apuração e cobertura de momentos históricos do país são o legado de uma carreira brilhante que inspirou colegas de profissão e emocionou milhares de telespectadores”. O político complementou ao dizer que o Brasil está de luto com a perda da profissional.
A deputada federal Erika Hilton relatou que está devastada ao lamentar a morte de Glória Maria. “Tive o privilégio de conhecê-la em 2019, no lançamento da coleção de Paula Raia. Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas”, lamentou.
O líder do governo no Congresso e senador Randolfe Rodrigues disse que perdemos um ícone da televisão brasileira e um dos maiores nomes do jornalismo. “Glória Maria fez história com reportagens que marcaram a vida de milhões de brasileiros. Descanse em paz, Glória”.