
A Polícia Civil de São Paulo, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou neste domingo (13) uma operação para combater crimes contra venda ilegal de animais silvestres em uma feira em São José dos Campos, interior do estado
A investigação apurou que comerciantes vinham expondo animais nativos e exóticos à venda em condições irregulares, muitas vezes sob evidente maus-tratos.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sendo que um dos indiciados comercializava tartarugas ameaçadas de extinção e outro, pássaros nativos da fauna brasileira. Já um terceiro foi detido por manter dois filhotes da raça pitbull em condições de maus-tratos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), os animais foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária.
O trio foi encaminhado ao 3º DP de São José dos Campos. A pessoa que comercializava os pássaros foi liberado sob termo circunstanciado e os outros dois permaneceram à disposição da Justiça.