A Polícia Civil prendeu em flagrante seis homens com uniformes da Light roubando cabos subterrâneos no Centro do Rio de Janeiro. A prisão ocorreu na madrugada de quarta-feira (8), dentro da Operação Torniquete. Na hora da abordagem, um dos criminosos emergia de um bueiro com cabos furtados instantes antes.
Segundo a investigação, os criminosos eram monitorados há meses e utilizavam uniformes falsos da Light, veículos com logomarcas da empresa e até ordens de serviço fraudulentas para não levantar suspeitas.
A quadrilha atuava pelo menos desde 2019. A investigação descobriu que um policial militar estava envolvido no esquema, atuando como segurança do grupo, enquanto o crime era cometido. A presença dele garantia uma falsa aparência de legitimidade das ações criminosas.
Os policiais também revelaram que um dos integrantes presos respondia em liberdade pela mesma prática, o que evidencia a reincidência e grau de organização do grupo. Os agentes encontraram toneladas de cabos de cobre e materiais de uso exclusivo da concessionária. Foram apreendidos aproximadamente 800 kg de cabos subtraídos.
A Light informou que os cabos eram responsáveis por alimentar pontos estratégicos e essenciais da cidade, como o Tribunal de Justiça e diversos hospitais. Os seis presos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Funcionários falsos da Light foram presos no RJ
Reprodução/Band