A Polícia Federal abriu dois inquéritos, neste domingo (25), para investigar se houve ação criminosa na origem dos incêndios que assolam o interior do estado de São Paulo.
As suspeitas surgiram porque os focos na última sexta-feira (23) foram registrados praticamente no mesmo horário. As 15 delegacias da Polícia Federal no interior paulista estão mobilizadas. Há ainda outras 29 investigações no país.
Alguns incêndios de grande porte levaram o governo local a interditar algumas rodovias, o que acabou por impactar “significativamente” o tráfico em várias regiões. Aletas foram emitidos sugerindo aos motoristas que evitem algumas rotas, e que se atualizem constantemente sobre as condições de tráfego no trajeto, antes de pegarem estrada.
O presidente Lula esteve na sede do Ibama com a ministra do meio ambiente, Marina Silva, para acompanhar as ações de combate a incêndios na Amazônia, no Pantanal e no interior de São Paulo. Nesta semana, Lula deve tratar o tema numa reunião com governadores dos estados atingidos.