O veículo apreendido pela Polícia Militar e que funcionava como central do golpe na Zona Leste de São Paulo disparava mensagens com fraudes para vítimas. O carro, que tinha equipamentos para interferir no sinal dos celulares e enviava mensagens de texto com fraudes, foi encontrado na Avenida Anhaia Mello na noite de terça-feira (23). O motorista, de 21 anos, foi preso em flagrante.
O veículo circulava de oito a 12 horas por dia em avenidas movimentadas, como a Paulista e Faria Lima. Segundo os militares, enquanto o motorista percorria as vias, a central interferia no sinal de celular das pessoas ao redor, provocando a queda da linha. Instantes depois, o equipamento disparava mensagem de texto para os números afetados.
A mensagem enviada tinha um link de página que simulava um banco para roubar dados das vítimas. Caso acessasse, as vítimas tinham as contas bancárias invadidas e saqueadas. A polícia indica que o motorista circulava pela região há pelo menos duas semanas.
A prisão e apreensão ocorreram durante patrulhamento, quando agentes desconfiaram do veículo que trafegava com as luzes apagadas. Na abordagem, os policiais identificaram um transmissor de sinal, computador e baterias.
O motorista foi indiciado por associação criminosa, invasão de dispositivo informático, desenvolver clandestina atividades de telecomunicações e corrupção de menores.