A polícia dos Estados Unidos descobriu um túnel de 531 metros de comprimento durante uma investigação contra o tráfico de drogas. O chamado "narcotúnel" ia da cidade mexicana de Tijuana a um depósito a 90 metros da fronteira em San Diego, na Califórnia.
A operação aconteceu na última sexta-feira (17). O túnel contava com paredes reforçada, além de um sistema de trilhos, eletricidade e ventilação, conforme divulgaram as autoridades do Distrito Sul da Califórnia. A escavação tinha pelo menos 18 metros de profundidade.
Javier Jimenez, dono da casa onde a estrutura foi descoberta, disse que nunca desconfiou de nada. “Nada, nada, nada. Por isso, acho estranhíssimo estar aqui há 12 anos e nunca ter visto nenhum movimento”, contou.
A polícia americana prendeu seis pessoas. Em comunicado, as autoridades acusaram os suspeitos de associação criminosa em suposto vínculo com o narcotráfico. Eles são acusados ??de conspirar para distribuir cocaína, heroína e metanfetamina, entre outros crimes.
"Não há mais luz no final deste narcotúnel", disse o procurador dos EUA Randy Grossman no comunicado.
O escritório da procuradoria-geral do Estado mexicano de Baja California, onde Tijuana está localizada, disse à Reuters que as autoridades norte-americanas os notificaram sobre o túnel no domingo, dois dias após a descoberta.
O cartel mexicano de Sinaloa, liderado há anos por Joaquín "El Chapo" Guzmán, é responsável por muitos desses túneis, encontrados em depósitos, casas e empresas, disseram autoridades mexicanas.
Desde 1993, cerca de 100 túneis foram descobetos na mesma região, mais recentemente em março de 2020, disseram promotores dos EUA.
A promotoria federal do México não respondeu a um pedido de comentário.