A Polícia Militar informou nesta terça-feira (25) que remanejou o agente que permitiu a gravação do YouTuber americano Gen Kimura durante uma ação da PM em São Paulo. No vídeo, ele aparece com colete à prova de balas da corporação e dentro de uma viatura, acompanhando os policiais.
Em nota à Band, a PM de São Paulo informou que o agente foi remanejado para outra função e que uma sindicância foi aberta para apurar as circunstâncias e responsabilizar os envolvidos.
Sobre a declaração de um dos policiais dizendo ao YouTuber que “as mortes de criminosos são comemoradas com cigarro e bebidas", a nota da PM cita que a corporação é “uma instituição legalista, e a frase dita por um dos agentes ao longo do vídeo não condiz com as práticas preconizadas pela Corporação”.
Entenda o caso
O YouTuber Gen Kimura é investigado por publicar um vídeo em que aparece acompanhando operações policiais da PM de São Paulo. Kimura é visto dentro de uma viatura, utilizando coletes à prova de balas da corporação. Essa prática é proibida, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Em uma das conversas com o influenciador digital, um PM diz, em inglês, que as mortes de criminosos são comemoradas com cigarro e bebidas. De acordo com a pasta, a frase não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do estado.
A nota afirma ainda que excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor.