A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficará fechada por 32 dias a partir de 5 de agosto para reformas no pavimento. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.
INSCREVA-SE NO CANAL BAND JORNALISMO NO YOUTUBE E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO QUANDO E ONDE QUISER
Segundo a Infraero, houve uma queda considerável na movimentação de passageiros durante a pandemia. Assim, as intervenções, que só seriam feitas em 2021, foram antecipadas.
No mês de fevereiro, a média era de 464 pousos e decolagens por dia. Já a previsão para a época da manutenção é de apenas 20 operações diárias. Ou seja, queda de 96% nesse período.
As equipes vão trabalhar, quando necessário, 24 horas por dia, 7 dias por semana para poder concluir as obras até o dia 5 de setembro. Porém, caso não haja imprevistos, as modificações serão feitas até às 22h.
O superintendente do Aeroporto de Congonhas, João Márcio Jordão, explica como funciona a tecnologia chamada de CPA, Camada Porosa de Atrito e quais as vantagens desse novo método.
"A tecnologia da Camada Porosa de Atrito aumenta a aderência do pneu ao pavimento, propicia melhor escoamento de água e reduz as possibilidades de aquaplanagem. A técnica não utiliza emendas transversais no pavimento, sendo necessário um trabalho contínuo, evitando interrupções. Por isso, a pista principal será interditada", disse Jordão.
Procedimento
Primeiro, serão retirados 7 cm de asfalto da superfície, menos nos acostamentos e na cabeceira da pista.
Assim, eles reparam a base, colocam o asfalto convencional e por último, vêm com a CPA, que possui 25% de abertura em toda sua extensão, ou seja, um quarto de espaços vazios por onde a água penetra e vai paras canaletas.
Depois que as operações forem liberadas, as cabeceiras da pista principal vão passar pela técnica do grooving - ranhuras no asfalto para auxiliar no escoamento da água das chuvas
Pista auxiliar
Todo o serviço em Congonhas será prestado na pista auxiliar das 6h até às 23h, porém, existem limitações nesse local que foram informadas previamente às companhias aéreas. Portanto, podem ocorrer transferências de voos, cancelamentos e alterações no transporte entre os terminais.
Enquanto a pista principal tem 1940 metros de comprimento, a auxiliar tem 1495 metros - 445 metros a menos.
Com investimento total de R$ 11,5 milhões, a nova pavimentação deve durar cerca de 10 anos.