PF pede para STF autorizar tomada de depoimento de Valdemar Costa Neto

Pedido ocorre após declaração de presidente do PL sobre documentos com teor golpista 'na casa de todo mundo'

Da redação

Valdemar Costa Neto foi denunciado à PGR
Valter Campanato/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) pediu nesta terça-feira (31) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorize a tomada de depoimento do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto. 

O pedido é justificado pelas falas de Costa Neto sobre uma suposta destruição de documentos com teor golpista. A PF pede esclarecimentos sobre as afirmações. 

Na segunda (30), Valdemar foi denunciado por crimes contra o Estado Democrático de Direito. O dirigente partidário da legenda de Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de duas representações à Procuradoria-Geral da República e à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).

A denúncia e o pedido de depoimento citam a fala de Costa Neto para o jornal O Globo, em que ele declara que havia um documento como o encontrado na casa de Anderson Torres “na casa de todo mundo”. No pedido, a fala evidencia a “necessidade de inclusão do Representado nas investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal”. 

Na mesma entrevista, ele declarou que triturou documentos do tipo. "Tinha gente que colocava [as propostas] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar. Vi que não tinha condições, e o Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei", disse o presidente do PL, à época. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.