A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) uma operação para desmantelar o plano de resgate de bandidos chefes de facções criminosas que estão presos em penitenciárias federais de Brasília (DF) e Porto Velho (RO).
Cerca de 80 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em três Estados: Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente). A operação foi batizada de Anjos da Guarda.
Segundo a PF, os criminosos tinham uma rede de comunicação entre advogados que levavam as mensagens entre os presos e os criminosos envolvidos no resgate. Também tinham planos de sequestrar autoridades para exigir a soltura dos criminosos.
Os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas aos presos, usando como códigos para a comunicação de supostas situações jurídicas.
A operação foi batizada de “Anjos da Guarda” em referência aos servidores da Segurança Pública que se esforçam e se arriscam dia e noite para proteger a sociedade de criminosos.