A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quarta-feira (12), a operação Falsa Tutela, para apurar supostas fraudes praticadas por criminosos que teriam utilizado títulos públicos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Na ação, 77 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais sete estados: Goiás, Mato Grosso, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Segundo a corporação, há, também, autorização judicial para bloqueio de bens no valor que ultrapassa R$ 21 milhões - quantia aproximada do dano causado à União. “Valor que poderia financiar cerca de 50 alunos em cursos com duração de 10 semestres (cinco anos), ou em diversos outros programas relacionados à pasta do Ministério da Educação”, informou a Controladoria-Geral da União.
Até o momento, já foi identificado o envolvimento de, pelo menos, 20 faculdades localizadas em diferentes estados, mas os nomes das instituições não foram divulgados tanto pela PF quanto pela CGU.
Além disso, há indícios de que escritórios de advocacia atuaram como intermediários entre as instituições de Ensino Superior beneficiadas e os agentes públicos envolvidos.