
O fim de semana em Petrópolis foi de muita chuva em toda a cidade, que fica na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em 72 horas, algumas localidades sofreram com chuvas mais de três vezes maior que o acumulado para o mês de abril. Na região de São Sebastião-Vital, as chuvas atingiram o patamar de 371,6mm.
Em Independência2, foram 356,34mm e em Alto da Serra, 352,mm. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, também anunciadas pela prefeitura de Petrópolis. Apesar da carga d'água, as aulas da rede municipal foram retomadas nesta segunda-feira (7) e a cidade está em estado de observação pela Defesa Civil.
O esperado para o mês de abril era de 112mm de chuva, segundo dados do ERA5. O prefeito Hingo Hammes (PP) disse que será necessário recursos "principalmente do Governo Federal" para o restabelecimento da cidade.
A Defesa Civil da cidade reforçou aos moradores a importância de sair de locais interditados ou evitar transitar em áreas alagadas após as chuvas. No sábado (5), Petrópolis e Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, estavam sob o risco máximo de ocorrências geológicas, como deslizamentos de terra.