Petrobras confirma renúncia de presidente e analisa indicação de Lula

Caio Paes de Andrade sairá do comando da empresa para integrar governo de São Paulo

Da Redação

Conselho analisa indicação de Jean Paul Prates como presidente da Petrobras Fernando Frazão/Agência Brasil
Conselho analisa indicação de Jean Paul Prates como presidente da Petrobras
Fernando Frazão/Agência Brasil

Em fato relevante divulgado ao mercado financeiro, a Petrobras confirmou nesta quarta-feira (4) a renúncia de Caio Paes de Andrade do cargo de presidente da estatal. A empresa informou que o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, assumirá interinamente a presidência da empresa. 

"Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião levada a efeito nesta data, aprovou o encerramento antecipado do mandato do Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje", diz o documento. 

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Caio Paes de Andrade vai integrar governo de São Paulo na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele será secretário estadual de Gestão e Governo Digital. 

Na terça-feira (3), a Petrobras recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia informando que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será indicado para exercer o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração da companhia.

“De acordo com o ofício, o nome do senhor Jean Paul Terra Prates foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, conforme dispõe o Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016, e tão logo a documentação seja analisada e retorne ao Ministério das Minas e Energia, será encaminhada à Petrobras”, detalhou a estatal em nota. 

Leia a íntegra do Fato Relevante emitido pela Petrobras:

'Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2023 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião levada a efeito nesta data, aprovou o encerramento antecipado do mandato do Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje. Em decorrência da vacância do cargo, o Presidente do Conselho de Administração nomeou como Presidente interino da companhia o Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, com base no §4º do art. 27 de seu Estatuto Social, até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social. A Petrobras informa também que o Sr. Caio Mário Paes de Andrade renunciou hoje ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. João Henrique Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d'Administration des Affaires) na França. Atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais. Atuou como Gerente Executivo, ocupando a Gerência Executiva de Sistemas de Superfície e em de novembro de 2018 tornou-se Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de E&P e RGN. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais