Petrobras anuncia presidente interino após renúncia de José Mauro Coelho

Fernando Borges, presidente interino após renúncia de José Mauro Coelho, é diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras

Da redação

A Petrobras divulgou o nome do presidente interino que substituirá José Mauro Coelho, que anunciou a renuncia à presidência da companhia na manhã desta segunda-feira (20). Fernando Borges, diretor-executivo de Exploração e Produção, será o novo gestor até a eleição e posse do novo nome. 

As trocas de comando que ocorrem na Petrobras estão entre as apostas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para controlar a alta do preço dos combustíveis para os consumidores. Na sexta-feira (17), a Petrobras anunciou mais um reajuste para a gasolina (5,18%) e diesel (14,25%).

O aumento dos preços nas distribuidoras, baseado na política de preços internacional adotada pela estatal, causou revolta no Palácio do Planalto. O chefe da Casal Civil, por exemplo, pediu um “basta” em relação aos reajustes feitos pela estatal em meio à crise mundial do petróleo. 

Arthur Lira, presidente da Câmara Federal e aliado de Bolsonaro, criticou a “falta de função social” da Petrobras. No último domingo (20), o parlamentar disse que, hoje, se reuniria com líderes para discutir os rumos da Petrobras. Uma das propostas é dobrar a taxação dos lucros da companhia.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Quem é Fernando Borges

Diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras no Rio de Janeiro, Fernando Assumpção Borges faz parte do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2021. Ele trabalha na companhia há 38 anos.

Fernando Borges assume presidência interina da Petrobras (Alaor Filho/Agência Petrobras)

Ele é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Uberlândia e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, além ter cursado o Advanced Management Program no INSEAD (França).

Borges iniciou a carreira na Petrobras em 1983 e ocupou diversos cargos na área de exploração e produção no Brasil e exterior, a exemplo da função de diretor-geral de Exploração e Produção na Petrobras Bolívia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.