Petrobras anuncia presidente interino após renúncia de José Mauro Coelho

Fernando Borges, presidente interino após renúncia de José Mauro Coelho, é diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras

Da redação

A Petrobras divulgou o nome do presidente interino que substituirá José Mauro Coelho, que anunciou a renuncia à presidência da companhia na manhã desta segunda-feira (20). Fernando Borges, diretor-executivo de Exploração e Produção, será o novo gestor até a eleição e posse do novo nome. 

As trocas de comando que ocorrem na Petrobras estão entre as apostas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para controlar a alta do preço dos combustíveis para os consumidores. Na sexta-feira (17), a Petrobras anunciou mais um reajuste para a gasolina (5,18%) e diesel (14,25%).

O aumento dos preços nas distribuidoras, baseado na política de preços internacional adotada pela estatal, causou revolta no Palácio do Planalto. O chefe da Casal Civil, por exemplo, pediu um “basta” em relação aos reajustes feitos pela estatal em meio à crise mundial do petróleo. 

Arthur Lira, presidente da Câmara Federal e aliado de Bolsonaro, criticou a “falta de função social” da Petrobras. No último domingo (20), o parlamentar disse que, hoje, se reuniria com líderes para discutir os rumos da Petrobras. Uma das propostas é dobrar a taxação dos lucros da companhia.

Quem é Fernando Borges

Diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras no Rio de Janeiro, Fernando Assumpção Borges faz parte do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2021. Ele trabalha na companhia há 38 anos.

Ele é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Uberlândia e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, além ter cursado o Advanced Management Program no INSEAD (França).

Borges iniciou a carreira na Petrobras em 1983 e ocupou diversos cargos na área de exploração e produção no Brasil e exterior, a exemplo da função de diretor-geral de Exploração e Produção na Petrobras Bolívia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais