Pesquisa afirma que empresas têm evitado contratar jovens da geração Z; entenda

Os problemas, segundo as empresas, começam na hora da seleção

Por Olívia Freitas

Um estudo que ouviu 800 gestores de empresas americanas mostrou que 4 em cada 10 têm evitado contratar jovens recém-formados, da chamada geração z.

Os problemas, segundo as empresas, começam na hora da seleção. Eles citaram, como motivos, falta de habilidade para conversar (52%), roupas inadequadas para a situação (47%) e até pessoas que levam os pais (19%).

“Nesse mundo da velocidade, que de fato é com o celular na mão, a gente sabe como as coisas acontecem, e esses jovens querem transportar isso para o mundo corporativo. Só que aí, quando eu chegar lá, a frustração ou descasamento é muito grande porque o mundo corporativo leva tempo”, explica Caio Pereira Infante, especialista de marca contratadora.

Ninguém espera que um profissional recém-formado chegue ao mercado de trabalho com a experiência necessária para executar todas as funções. Mas as habilidades que tem faltado, segundo as empresas, são outras. Cumprir horários, lidar com a rotina e se comunicar - seja ao redigir um e-mail ou participar de uma reunião. Um choque geracional, que tem exigido adaptações dos dois lados.

“As pessoas querem se realizar profissionalmente e elas buscam algo chamado propósito, que é uma palavra linda. Mas na prática, como isso acontece? Porque uma boa empresa para se trabalhar não é igual para todo mundo. Você tem as suas experiências, eu tenho as minhas e o jovem vai criar as deles”, finalizou o especialista.

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