Paulo Guedes: "Mercosul virou bolha que nos isolou"

Ministro fez críticas ao bloco durante sessão no Senado

da Redação com BandNews TV

Ministro da Economia, Paulo Guedes
Agência Brasil

Em evento no Senado Federal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (23) que o Mercosul, bloco econômico formado por países da América do Sul, "virou uma bolha que nos isolou". As informações são da BandNews TV.

A declaração foi feita em sessão destinada à comemoração dos 30 anos do Tratado de Assunção, de 1991, que resultou na criação do bloco.

“O Mercosul virou uma bolha que nos isolou dos grandes fluxos de comércio. Foi uma grande iniciativa que funcionou bem nos primeiros 10 anos, mas foi sendo atrofiado por um desalinhamento de interesses. Nessa configuração eu queria reavaliar”, disse Guedes. 

“Nós gostaríamos de flexibilizar os acordos comerciais, deixar que um membro consiga ter acordos como se fosse um pioneiro. Deixar um dos nossos membros fazer um acordo lá fora diferente. Se estiver bom, o conjunto, o grupo, o Mercosul, avança naquela direção. Se não estiver bom, não avançamos, mas que cada um possa se mover um pouco na direção que lhe for mais conveniente”, completou o ministro. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.