Alguns serviços terão seu funcionamento alterado entre a Sexta-feira da Paixão (15) e o domingo de Páscoa (17) na cidade de São Paulo.
Veja o que abre e o que fecha e as alterações em alguns serviços:
Bancos
Não haverá expediente nas agências bancárias na Sexta-feira da Paixão. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 15 poderão ser pagos, sem multas, no próximo dia útil, ou seja, na segunda (18).
Rodízio de veículos
O rodízio será suspenso para carros na sexta-feira, mas as restrições para rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) serão mantidas.
Ônibus e SPTrans
A circulação de ônibus na sexta-feira será igual a de um sábado.
Já nos postos da SPTrans em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, o atendimento será normal na sexta-feira, das 6h às 22h. O Posto Central, as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira.
CPTM
Na sexta-feira, todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados como se fosse domingo. No sábado (16) e no Domingo de Páscoa (17), os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente.
EMTU
Na sexta, todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Já no sábado e domingo, os serviços operam com tabela horária normal do fim de semana.
Metrô
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente ao de domingo durante a Sexta-feira Santa. No fim de semana, a operação seguirá normalmente a programação do sábado e do domingo.
ViaQuatro e ViaMobilidade
Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo na sexta-feira. No fim de semana, a operação seguirá normalmente para sábado e domingo. A estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela, permanecerá fechada nos três dias (15, 16 e 17). Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, as linhas vão funcionar das 4h à meia noite.
Subprefeituras
As Praças de Atendimento das Subprefeituras terão expediente suspenso na sexta-feira, retomando as atividades na segunda (18).
Vacinação
Na sexta-feira e no sábado, as AMAs/UBSs Integradas de São Paulo disponibilizarão, das 8h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. Poderão se vacinar contra a Covid-19 crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.
Contra o vírus influenza, causador da gripe, a vacina está disponível para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores de saúde. Contra o sarampo estão elegíveis crianças de seis meses e menores de cinco anos. Profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960 poderão atualizar a situação vacinal.
Para a poliomielite estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale também para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto.
No domingo de Páscoa, a população pode procurar a farmácia parceira (nº 995) e tenda (nº 52) da avenida Paulista e os postos montados em parques. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia terá somente a vacina contra a Covid-19.
Hospitais e AMAs
Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto hospitais e prontos-socorros municipais; Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV) e Samu.
As AMAs 12h estarão abertas na sexta-feira (15) e no sábado (16), das 7h às 19h. As AMAs/UBSs Integradas funcionarão na sexta-feira (15) e no sábado (16), das 7h às 19h, inclusive para vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.
Estarão fechados as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e a Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).