A movimentação no Parque do Povo, na zona sul de São Paulo, também é tranquila neste sábado, 31. As informações são do repórter Caio Pussi, da Rádio Bandeirantes.
Hoje é o primeiro dia da reabertura de parques municipais aos finais de semana. A reportagem já esteve nos parques Villa-Lobos e Ibirapuera.
Por causa do tempo nublado e de chuva, muitos visitantes deixaram de ir até o espaço pela manhã.
Em março, o governo estadual e a prefeitura decretaram o fechamento dos espaços para evitar aglomerações e tentar conter o avanço da Covid-19.
Os parques municipais foram reabertos em julho, inicialmente de segunda à sexta e com o horário reduzido.
Naquele momento, a cidade estava na fase amarela do plano de flexibilização econômica estadual.
Já em agosto, a prefeitura autorizou a ampliação do tempo de funcionamento, mas manteve as unidades fechadas aos finais de semana.
Na última segunda-feira, 26, a autorização para reabertura aos finais de semana foi anunciada pelo prefeito Bruno Covas e confirmada pelo governo estadual.
Segundo a gestão do estado, o funcionamento será avaliado durante um mês e caso necessário, mudanças podem ser feitas nas diretrizes do protocolo.
Os municipais vão operar com visitação limitada a 60% da capacidade. Já os estaduais não terão a mesma restrição, mas vigilantes e monitores vão atuar para evitar aglomerações.
Entre os parques estaduais que vão reabrir neste sábado, 31, estão: Villa-Lobos, Água Branca, Horto Florestal, Juventude, Guarapiranga e Belém. O Villa-Lobos abriu às 5h30 e ficará aberto até 19h.
Regras
As regras de funcionamento definidas pelo governo estadual com a prefeitura são:
- Uso de máscara é obrigatório;
- Recomendação de distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro dos outros visitantes;
- Indicação de que sejam praticadas, prioritariamente, atividades individuais;
- Aulas coletivas de ginástica e o uso de equipamentos ou recreação infantil estão liberados, no entanto, o distanciamento deve ser obedecido;
Os parques deverão disponibilizar álcool gel em todas as portarias de acesso e nos parques que recebem um maior número de visitantes, serão instaladas cabines de desinfecção nas entradas principais. Atualmente a capital paulista tem 107 parques municipais.