O Parlamento britânico faz, na manhã desta sexta-feira (9), uma homenagem à rainha Elizabeth II, morta na última quinta-feira (8) no Palácio de Balmoral, na Escócia. No discurso, a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, disse que o Reino Unido de hoje é um grande país por causa da monarca.
“Ela liderou uma nação dinâmica, moderna. O Reino Unido, hoje, é um grande país por causa dela. A Comunidade das Nações e as nossas famílias são assim por causa dela. Ela é devota à união da Inglaterra, Escócia, País de Gales. Ela liderou 15 países como chefe de Estado”, discursou Truss, com tradução simultânea da jornalista Beatriz Ferrete, do BandNews TV.
1º discurso de Charles III
O rei Charles III deixa a Escócia, nesta manhã, para se encontrar com Truss e fazer o primeiro discurso à nação. Ontem, o monarca se pronunciou pela primeira vez sobre a morte da mãe, ocasião em que citou “momento de grande tristeza” no Reino Unido.
“A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, desabafou o rei.
A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada na última quinta-feira (9) pelo Palácio de Buckingham. A causa do óbito ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde.
Reinado mais longo da monarquia britânica
A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.