Parlamentares da oposição protocolam pedido de impeachment contra Barroso

Petição foi protocolada no Senado com a assinatura de 17 senadores e 70 deputados. Assinaram o pedido de impeachment Flávio Bolsonaro, Damares Alves, Hamilton Mourão, entre outros

BandNews TV

Um grupo de deputados federais e senadores da oposição protocolaram nesta quarta-feira (19) um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. 

Em entrevista coletiva, os parlamentares disseram que a petição foi protocolada no Senado com a assinatura de 17 senadores e 70 deputados. 

O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que Barroso exerceu atividade político-partidária e cometeu crime de responsabilidade, segundo a Lei do Impeachment, ao afirmar, em congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), no dia 12 de julho, que "nós derrotamos o bolsonarismo".

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apontou que as falas mais recentes do ministro do STF foram apenas o estopim de uma série de ações que demonstraram partidarismo e parcialidade.

Também assinaram o pedido de impeachment os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), entre outros.

A Constituição atribui ao Senado a competência de processar e julgar ministros do STF, membros dos Conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP), o procurador-geral da República e o advogado-geral da União por crimes de responsabilidade, que são definidos pela Lei do Impeachment.                           

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.