Paralisação parcial afeta circulação de trens em SP; saiba quais linhas funcionam

Os ferroviários de São Paulo decidiram fazer greve após assembleia realizada na noite desta última segunda-feira (23). CET suspendeu rodízio de veículos hoje

Da Redação, com Rádio Bandeirantes e BandNews FM

A circulação de trens está afetada nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em São Paulo. A paralisação parcial é por tempo indeterminado e afeta o transporte para quem usa ônibus com pontos mais cheios nesta terça-feira (24). 

As demais linhas da CPTM, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, além das linhas do Metrô, estão operando normalmente.

Os ferroviários de São Paulo decidiram fazer greve após assembleia realizada na noite desta última segunda-feira (23). A decisão de paralisar a partir da meia-noite desta terça (24) ocorreu após uma tentativa de conciliação realizada em uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo, que terminou sem acordo. A CPTM fez nova proposta de reajuste salarial para a categoria, mas os ferroviários não concordaram.

Em decisão liminar feita a pedido da CPTM, o desembargador Rafael Pugliese Ribeiro determinou que os grevistas mantenham pelo menos 70% dos trens funcionando e dos funcionários trabalhando nos horários de pico.

A exigência vale para os períodos das 5h às 9h e das 17h às 20h. No restante do dia, os grevistas devem manter em funcionamento, pelo menos, 50% dos trens.

Sistema PAESE acionado

A SPTrans informa que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para a Linha 12 Safira, a pedido da CPTM. Os ônibus atenderão entre as estações Jd. Romano e Tatuapé, a partir das 4h desta terça-feira, dia 24 de agosto.

Para garantir o deslocamento dos usuários e atender o trecho entre as duas estações será implantada a linha especial com 12 veículos, conforme solicitação da CPTM.

Para reforçar o atendimento aos passageiros, a SPTrans estendeu o itinerário das linhas 2202/10 Jd. das Oliveiras - CPTM Guaianazes e 3064/10 Cidade Tiradentes – CPTM Guaianazes até o Terminal Metrô Itaquera, com 65 carros.

Os veículos seguirão pelas seguintes vias:

Sentido Jd. Romano

Estação Tatuapé, Rua Catiguá, Rua Henrique Sertório, Rua Jacirendi, Av. Condessa Elizabeth de Robiano, Av. Gabriela Mistral, Rua Dr. Assis Ribeiro, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua João José Rodrigues, Av. São Miguel, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Av. Marechal Tito, Praça José Caldini, R. Miguel Ângelo Lapena, Praça Getúlio Vargas Filho, Rua Arlindo Colaço, Av. Dr. José Artur da Nova, Rua Santa Rosa de Lima, Rua Paranacity, Rua Ascenso Fernandes, Rua Conceição do Almeida, Rua São Gonçalo do rio das Pedras, Rua Carlo Bibiena, Rua Erva de Santa Luzia, Av. Estrela da Noite, Rua Cordão de São Francisco, Estrada da Biacica, Rua Cordão de São Francisco, Rua Domingos Fernandes Nobre, Rua Jerônimo Maranhão, Av. Diogo da Costa Tavares.

Sentido Tatuapé

Est. Jardim Romano, Av. Diego da Costa Tavares, R. Jerônimo Maranhão, R. Domingos Fernandes Nobre, R. Bernardo de Chaves Cabral, R. Maué-Guaçu, R. Cordão de São Francisco, Av. Estrela da Noite, R. Erva de Santa Luzia, R. Carlo Bibiena, R. São Gonçalo do rio das Pedras, R. Adriano Seabra, R. Ascenso Fernandes, R. Paranacity, R. Dr. José Artur da Nova, R. Salvador Medeiros, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Av. São Miguel, Rua João José Rodrigues, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua Fidelis Mota, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua Dr. Assis Ribeiro, Av. Gabriela Mistral, Rua Mario de Castro, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Junior, R. Ver. Cid Galvão da Silva, Av. Airton Pretini, Rua Gonçalo bastos, Rua Aiama, Rua Melo Peixoto, Rua Catiguá.

Rodízio de veículos suspenso

Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidiu por suspender o rodízio de veículos na capital paulista nesta terça.

A CET afirma que vai monitorar as vias da cidade e implementar medidas operacionais, para “melhorar a fluidez de ruas e avenidas, especialmente para o deslocamento do transporte público coletivo”.

Nota da CPTM

Em nota, a CPTM criticou a decisão da categoria. "A CPTM considera inadmissível que o sindicato que representa os colaboradores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, com toda a população adulta vacinada, com uma crise econômica avassaladora em todo o mundo, decidam fazer greve nesta terça-feira, prejudicando e punindo exclusivamente o cidadão que necessita do transporte público para ir ao trabalho, incluindo os que trabalham na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19”, diz trecho da manifestação.

Negociações

Em julho, o TRT da 2ª Região já havia determinado que a CPTM aplicasse o reajuste salarial de 3,63% para o exercício de 2020/2021 e de 6,36% para 2021/2022. A companhia recorreu e o Tribunal Superior do Trabalho decidiu a favor do governo de SP contra o aumento.

Funcionários das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e parte da 13-Jade fizeram outra paralisação em julho. Depois de um acordo entre ferroviários e a empresa, o funcionamento das linhas voltou ao normal no dia seguinte. Porém, como o sindicato que atende às linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade não participou das negociações, não houve reajuste a esses trabalhadores.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.