Apontada como a maior do mundo, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ está de volta em São Paulo. Após dois anos suspensa devido à pandemia de covid-19, a 26ª edição do evento acontece neste domingo (19), e conta com atrações como Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Ludmilla e Liniker.
O início ocorreu por volta das 12h. A tradicional concentração acontece na Avenida Paulista. À Band, Renato Viterbo, vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo (APOLGBT-SP), estima que 3,5 milhões estejam presentes no evento, superando os 3 milhões do evento de 2019, no período pré-pandemia.
Vídeo: Parada do orgulho LGBTQIA+ volta à Paulista após 2 anos
26 anos de história
Organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo (APOLGBT-SP), o evento tradicional da Avenida Paulista, há 26 anos, destaca que reivindica direitos, promove visibilidade e celebra a diversidade com ações políticas e afirmativas.
A primeira edição contou com 2 mil participantes. Desde então, o evento já conquistou um público de 4 milhões de pessoas e entrou para o Guinness Book como o maior do mundo.