A cidade de São Paulo recebe neste domingo (11) a "27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+", a partir das 10h, na Avenida Paulista. Este ano, o tema do evento é Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por inteiro e não pela metade com shows de artistas como Daniela Mercury, Pabblo Vitar, Majur, Pocah e MC Soffia e a participação de 19 trios elétricos.
São esperadas quase 2 milhões de pessoas ao longo do dia. Para reforçar a segurança, mas de 2 mil policiais militares além de guardas civis municipais estarão envolvidos na operação.
O evento ajuda a girar a economia e deve movimentar mais de R$ 500 milhões. Em 2022, com público estimado em 4 milhões de pessoas, o evento movimentou R$ 764 milhões e atraiu 1,6 milhão de turistas para São Paulo.
Atrações
- Daniela Mercury
- Pabllo Vittar
- Pocah
- Minhoqueens
- Majur
- Urias
- Grag Queen
- Mama Darling
- Cris Negrini
- WD DJ Heey
- Cat Batekoo
- Bloco Siga Bem Caminhoneira
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT-SP (APOGLBT-SP), levará um grupo de pessoas com deficiência para abrir a Parada com a faixa do arco-íris (símbolo da causa), à frente do Trio de Abertura. O local contará com apoio de bombeiros, seguranças por todo o espaço e entorno.
Recomendações
- Use roupas leves
- Vá com amigos
- Beba muita água
- Evite locais mais aglomerados
- Se mantenha no trajeto
- Leve os documentos de identificação
Não aceite bebidas de estranhos - Tenha atenção a bebidas falsificadas
- Fique longe de brigas e confusões
- Mantenha o celular bem guardado e não deixe logado o e-mail cadastrado para recuperações de dados
- Tenha atenção com cartões bancários e o 'golpe da maquininha'
- Em caso de roubos, registre B.O., cancele cartões, celular e linha
Além da participação na abertura, as pessoas com deficiência também poderão assistir ao evento em uma área reservada, localizada ao lado do restaurante Méqui 1.000, que disponibilizará intérpretes de Libras e equipes de apoio. A área está sujeita a lotação. Essas pessoas e seus acompanhantes chegarão ao local graças ao Atende+ (serviço destinado às pessoas com autismo, surdocegueira, deficiência física e mobilidade reduzida).
A SPTrans terá 33 linhas com itinerários desviados durante a realização da parada, das 11h às 18h, na Av. Paulista. As alterações vão desde a Praça Oswaldo Cruz/R. 13 de Maio; Av. Paulista, entre a Al. Joaquim Eugênio de Lima até a Praça do Ciclista; e a R. da Consolação, da Praça do Ciclista até a Praça Franklin Delano Roosevelt/R. Caio Prado, na região central.