Pará intensifica ações de apoio às mulheres da Ilha do Marajó

Centro Especializado de Atendimento às Mulheres Marajoaras pretende fazer 300 atendimentos por mês

Da redação

Ilha de Marajó, no Pará
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do Pará anunciou novas ações de apoio às mulheres da Ilha do Marajó. Na quinta-feira (6) foi inaugurado o Centro Especializado de Atendimento às Meninas e Mulheres Marajoaras. A expectativa do governo é de realizar mais de 300 atendimentos mensais na região. Quem for atendida terá direito a atendimento  jurídico, psicossocial e encaminhamento para rede de enfrentamento à violência.

Para combater a violência contra a mulher, o governo também capacitou 160 agentes em Breves e Soure para atuarem no Pró-Mulher - programa voltado para a promoção dos direitos das mulheres com foco na garantia da igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra as mulheres. O projeto proporciona suporte integral às mulheres paraenses, englobando áreas como saúde, educação, trabalho e segurança.

Em 2024, foram 500 ações voltadas para mulheres em nove municípios no Marajó, nas cidades de Breves, Salvaterra, Cachoeira do Ararí, Soure, Ponta de Pedras, Curralinho, Bagre e São Sebastião da Boa Vista. 

A população também conta com duas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, localizadas em Soure e em Breves, e com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual). O espaço funciona 24 horas em todos os municípios do Estado. Este ano, as forças de segurança da região do Marajó receberam 45 novos veículos para patrulhamento, além de investimentos em inteligência.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.