O governo do Pará promove até terça-feira (02) um mutirão para intensificar a vacinação contra a Covid-19 nos 144 municípios do estado.
Na capital, Belém, pelo menos 60% da população está completamente vacinada. “É um percentual bastante significativo, mas vamos continuar vacinando”, disse Claudio Salgado, diretor de vigilância e saúde.
Wanderson Pereira, técnico de infraestrutura, foi a um dos postos da cidade e tomou a vacina neste sábado. “Estava com receio, mas vi todo mundo tomando e me senti confiante para me vacinar”, afirmou.
Enquanto Belém tem a vacinação avançada, o mesmo não se aplica a outras cidades paraenses, e a campanha é uma oportunidade de tirar o atraso.
Considerando o estado todo, menos de 40% da população do Pará já tomou a segunda dose, índice maior apenas que os estados de Roraima e do Amapá.
Segundo o secretário de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, o mutirão será essencial para acelerar os índices de cobertura vacinal no estado, pois só dessa forma a gestão poderá projetar, inclusive, a flexibilização do uso de máscaras e outras iniciativas.
“Quanto maior for a adesão da sociedade à vacinação, mais rápido amenizaremos a pandemia e avançaremos nas flexibilizações para retornarmos à normalidade”, disse.