As Unidades Básicas de Saúde da cidade São Paulo têm montado listas de espera para evitar o desperdício de vacinas contra a Covid-19. As informações são da repórter Maira Di Giaimo, da Rádio Bandeirantes.
Pessoas acima de 60 anos podem se cadastrar na UBS mais próxima de onde mora, por telefone ou presencialmente, e serão convocadas, caso haja doses excedentes.
A decisão foi tomada porque os fabricantes das vacinas disponíveis atualmente usam frascos com 10 doses.
Depois que a embalagem é aberta, os imunizantes têm prazo de validade; são 8 horas no caso da CoronaVac e 6 horas, na vacina de Oxford/Astrazeneca. Depois desse tempo, as vacinas que sobraram têm que ser descartadas.
Para as UBSs que ainda possuem frascos com doses únicas da CoronaVac, a orientação é deixá-los para o final do expediente.
Se mesmo assim sobrarem vacinas, os profissionais das unidades entrarão em contato com os idosos cadastrados, explica o secretário de Saúde, Edson Aparecido.
No momento, a capital está vacinando idosos de 85 a 89 anos e profissionais de saúde. A partir do dia 1º de março, quem tem entre 80 e 84 anos começará a receber as doses.
A data da imunização de outras faixas etárias será divulgada na próxima sexta-feira pelo governo paulista.