O papa Francisco, que está internado no hospital Policlínico Gemelli de Roma, na Itália, para tratar uma bronquite infecciosa, deve ter alta neste sábado (1º), informou o Vaticano em comunicado à imprensa.
Com a melhora significativa de Francisco, na manhã desta sexta-feira, o religioso leu alguns jornais e, seguindo a mesma rotina de quinta, já está trabalhando. O retorno para a Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano, deve acontecer no sábado, mas só será confirmado pela equipe médica após resultados dos exames realizados também nesta manhã.
Em nota, o porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que o pontífice está bem e jantou pizza com a equipe médica que o acompanha no hospital na noite desta quinta-feira (30).
Segundo informações da imprensa italiana, papa Francisco segue em tratamento contra a bronquite infecciosa com antibióticos e os médicos informam que a terapia “produziu os efeitos esperados com uma melhora acentuada do estado de saúde”. O pontífice quer retornar ao Vaticano o mais rápido possível.
Com a provável alta neste sábado, o pontífice poderá presidir os ritos da Semana Santa no Vaticano, começando pela eucarística de Domingo de Ramos, em 2 de abril, na Praça São Pedro, que marca o início das celebrações da Páscoa.
Papa Francisco foi internado na quarta-feira (29), inicialmente o Vaticano havia informado que o motivo da hospitalização eram exames de rotina. Porém, na sequência, o jornal italiano Corriere della Sera revelou que o pontífice havia sido transportado da sua residência oficial, a Casa Santa Marta, para o hospital de ambulância após sentir dores no peito logo depois da audiência geral, realizada tradicionalmente às quartas na Praça São Pedro.
Fontes já haviam informado ao jornal italiano que a doença é considerada “não preocupante”, mas Francisco foi submetido a vários exames, incluindo tomografia. Por conta da internação, os compromissos do papa foram cancelados.