Após a Audiência Geral, o papa Francisco deu entrada no hospital Gemelli, na Ilha Tiberina, em Roma, para realizar alguns exames. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o líder da Igreja Católica já retornou ao Vaticano.
Nos últimos dias, Francisco foi diagnosticado com uma "gripe leve" e precisou cancelar alguns compromissos. Nesta quarta-feira, na Audiência Geral, ele explicou aos fiéis que estava "resfriado" e pediu que o Mons. Filippo Ciampanelli lesse o texto. Após o evento, ele foi direto para o hospital.
Segundo informações divulgadas pelo jornal italiano Corriere della Sera, o pontífice deve ter sido submetido a uma tomografia, para verificar a situação pulmonar após o quadro gripal.
Quando tinha 20 anos, Francisco precisou tirar parte de um pulmão devido a uma doença. A saúde do papa se deteriorou nos últimos anos, e ele teve que começar a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas.
No final do ano passado, por recomendação médica, o papa precisou cancelar uma viagem que faria para Dubai, onde iria participar da COP 28, para se recuperar de uma inflamação pulmonar e gripe.
Em janeiro, o pontífice não conseguiu completar um discurso no Vaticano. Ao reclamar de dificuldades para respirar, disse que estava com bronquite.