O papa Francisco recebeu alta do hospital Gemelli, em Roma, na manhã desta sexta-feira (16), pelo horário local. O líder da Igreja Católica ficou internado por nove dias para recuperação de uma cirurgia abdominal para reparação de uma laparocele e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese.
"Eu ainda estou vivo" e "eu sofro pelos migrantes", essas foram as primeiras palavras ditas pelo Papa Francisco assim que recebeu alta. O pontífice vai rezar o Angelus deste domingo (18).
Ao sair da unidade de saúde, em uma cadeira de rodas, o pontífice foi recebido por um grupo de pessoas que o aplaudiu e o cumprimentou calorosamente. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano, Francisco estava sereno e sorridente.
"Obrigado pelo serviço de vocês, muito obrigado", disse papa Francisco aos jornalistas presentes no local.
Antes de retornar ao Vaticano, papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante da imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, como já o fez dezenas de vezes durante seu pontificado. Ao chegar de carro em frente ao local, ele desceu sozinho e sentou-se em sua cadeira de rodas. Antes de entrar na Basílica cumprimentou os turistas que estavam em frente à Santa Maria Maior.
Papa Francisco ainda fez uma breve visita particular às freiras do Instituto Maria Santíssima Bambina. Além de rezar o Angelus neste domingo, o pontífice vai comandar as audiências dos próximos, com exceção da tradicional audiência geral de quarta-feira (21), que foi cancelada.