Papa Francisco realizou a primeira Audiência Geral de 2023, evento rotineiro das quartas-feiras. Antes da catequese, o pontífice falou de Bento XVI, que morreu no último sábado (31), aos 95 anos, no Vaticano.
“Antes de começar esta catequese, gostaria que nos uníssemos a quantos, aqui ao lado, prestam homenagem a Bento XVI e dirigir o meu pensamento a ele, que foi um grande mestre de catequese. O seu pensamento perspicaz e gentil não foi autorreferencial, mas eclesial, pois sempre quis acompanhar-nos ao encontro com Jesus”, disse Francisco.
O pontífice voltou seu pensamento ao papa emérito: “Jesus, o Crucificado Ressuscitado, o Vivente e o Senhor, foi a meta para a qual o Papa Bento nos conduziu, levando-nos pela mão. Que ele nos ajude a redescobrir em Cristo a alegria de acreditar e a esperança de viver”, acrescentou.
Na última Audiência Geral de 2022, realizada em 28 de dezembro, Francisco havia revelado aos fiéis que Bento XVI estava muito doente e pediu orações especiais ao papa emérito. Poucos dias depois, na manhã de 31 de dezembro, o Vaticano confirmou a morte do religioso.
Joseph Ratzinger, conhecido como Bento XVI, foi eleito papa em 19 de abril de 2005 para suceder João Paulo II. Devido a problemas de saúde, o pontífice renunciou ao posto em 28 de fevereiro de 2013, sendo o primeiro papa a renunciar em cerca de 600 anos.
Velório de Bento XVI
Fiéis de todas as regiões do mundo fazem filas na Basílica de São Pedro para dar um último adeus ao papa emérito Bento XVI. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano, cerca de 135 mil pessoas já passaram pelo local.
O Papa Francisco presidirá o funeral de Bento XVI, que será realizado nesta quinta-feira (5), na Basílica de São Pedro. Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, marca um momento histórico da Igreja Católica: pela primeira vez um papa reinante enterrará outro papa.