Papa Francisco, de 86 anos, revelou que deixou uma carta de renúncia do papado assinada há quase uma década. O Pontífice contou neste domingo (18) que assinou a carta para o impedir de seguir sendo Papa caso a saúde o impeça de desempenhar funções.
Francisco contou ao jornal espanhol ABC que “assinou a demissão” caso tenha impedimento médico. Ele explicou que assinou a carta em 2013, ano em que assumiu o papado ao então secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, antes dele se aposentar.
"Assinei e disse a ele: 'Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá, aqui está minha renúncia". Eles já a têm'", disse o Papa. Francisco atualmente anda de cadeira de rodas devido a uma dificuldade de andar por um problema inoperável no joelho. Ele também reduziu atividades e cancelou eventos por causa da dor.
O predecessor de Francisco, Bento XVI, renunciou em 2013 devido à idade avançada. Na entrevista, o atual Papa comentou que o visita no Vaticano “com frequência”. “Ele vive em contemplação, tem bom humor, é lúcido, muito vivo. Fala baixinho, mas segue a conversa, admiro sua inteligência. É um homem de elevada vida espiritual”, afirmou.