UOL - O melhor conteúdo

Papa Francisco defende que Igreja Católica está pronta para escolher data fixa para a Páscoa

Data, que muda todos os anos e tem dias diferentes entre católicos e ortodoxos, será celebrada simultaneamente em 2025

Da redação

Papa Francisco defende que Igreja Católica está pronta para escolher data fixa para a Páscoa
Papa Francisco em cerimônia
REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O Papa Francisco defendeu neste sábado (25) que a Igreja Católica está disposta a aceitar um dia fixo para a Páscoa, já que o feriado religioso é celebrado em datas diferentes todos os anos. Para o pontífice, determinar uma data seria um passo decisivo para a união entre Igreja Católica e Igreja Ortodoxa. 

Acontece que as igrejas fazem o cálculo do dia da Páscoa de acordo com dois calendários: o gregoriano, o usado pela maioria dos países e o juliano, usado pela Igreja Ortodoxa. Assim, o feriado é celebrado em datas diferentes, com intervalos de semanas. 

Em 2025, a Páscoa cai na mesma data para ambas as Igrejas, em 20 de abril. Para Papa Francisco, a coincidência é um lembrete aos cristãos, para "darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa". 

Com isso, até o Carnaval irá mudar. Caso o feriado de Páscoa tenha uma data fixa, as festas que normalmente ocorrem em fevereiro terão a mesma data todos os anos, 40 dias antes da Páscoa. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais
Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar