Papa Francisco canoniza 1ª santa argentina em missa com presença de Javier Milei

Pedido para canonizar Mama Antula ocorreu em 1905, mas religiosa foi apenas canonizada quase 120 anos depois

Da redação

Papa Francisco canoniza 1ª santa argentina em missa com presença de Javier Milei
Javier Milei e Papa Francisco
Vatican Media/­Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS

O Papa Francisco presidiu neste domingo (11) a missa que canonizou María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula. Ela é a primeira santa nascida na Argentina. A canonização teve a presença do presidente argentino Javier Milei e ocorreu no Dia Mundial do Enfermo, já que a religiosa é conhecida pelo milagre na cura de uma freira em 1904. 

Este é o primeiro encontro pessoal entre o presidente argentino e o Papa, que se reaproximam após ataques de Milei contra o pontífice durante a campanha eleitoral no ano passado, chamando o Papa de “representante do mal”. Agora, o presidente da Argentina deve se encontrar com o Papa Francisco na segunda-feira (12). 

Com a reaproximação, Milei chegou a abraçar o Papa e também teve uma breve conversa durante a cerimônia de canonização. Segundo o Vaticano, os dois chegaram a conversar antes da missa. 

Durante a missa, o pontífice comentou sobre a lepra, que estava na leitura do Evangelho e citou as ‘lepras da alma’. "Medo, preconceito e falsa religiosidade: aqui estão três causas de uma grande injustiça, três 'lepras da alma' que fazem sofrer uma pessoa frágil, descartando-a como qualquer desperdício", afirmou. 

Quem foi Mama Antula?

María Antonia de Paz y Figueroa nasceu em 1730 e morreu em 1799. A nova santa percorreu a pé toda a Argentina e mesmo sem ter sido freira, nunca casou e trabalhava como leiga consagrada, ajudando padres e jesuítas. Após o retorno dos párocos para Roma, Mama Antula teve permissão do bispo e governador para organizar missas e exercícios espirituais. 

O primeiro pedido de canonização ocorreu em 1905, após o primeiro milagre de Mama Antula, em que uma freira teria sido curada de uma sepse. A beatificação ocorreu em 2016. Quase 120 anos depois, ela é canonizada como a primeira santa nascida na Argentina. 

Os restos mortais de Mama Antula estão na Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, em Buenos Aires.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais