Papa critica ‘vergonhosa incapacidade’ do mundo para pôr fim no conflito em Gaza

Declaração do líder da Igreja Católica foi feita na data que marca um ano do ataque do Hamas contra Israel

da redação

Papa Francisco
Vatican Media/Divulgação via REUTERS

O papa Francisco criticou, nesta segunda-feira (7), a “vergonhosa incapacidade” da comunidade internacional de colocar um fim nos conflitos em curso no Oriente Médio. A declaração foi feita na data que marca um ano do ataque do Hamas contra Israel. 

"Há um ano o estopim do ódio foi aceso; não foi apagado, mas explodiu em uma espiral de violência, na vergonhosa incapacidade da comunidade internacional e dos países mais poderosos de silenciar as armas e pôr fim à tragédia da guerra", disse o pontífice em uma carta aberta aos católicos. 

“Parece que poucas pessoas se importam com o que é mais necessário e o que é mais desejado: diálogo e paz”, escreveu o papa. “A violência nunca traz paz. A história prova isso, mas anos e anos de conflito parecem não ter nos ensinado nada”, acrescentou. 

A guerra é uma derrota, que as armas não constroem o futuro, mas o destroem, que a violência nunca traz paz

Na carta, segundo o Vaticano, o líder da Igreja Católica se dirigiu diretamente aos moradores do enclave palestino. 

“Estou com vocês, habitantes de Gaza, martirizados e exaustos, que estão todos os dias em meus pensamentos e em minhas orações. Estou com vocês, forçados a deixar suas casas, a abandonar a escola e o trabalho, a encontrar um lugar para escapar das bombas. Estou com vocês, que têm medo de olhar para cima por medo do fogo caindo dos céus", afirmou papa. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.