Papa cita o Brasil ao manifestar preocupação com o enfraquecimento da democracia

Fala do papa ao Corpo Diplomático, nesta segunda-feira (9), acontece após atos promovidos por extremistas contra o Congresso, Planalto e STF

Da redação

Papa Francisco fez declaração ao Corpo Diplomático do Vaticano sobre crise na democracia Reuters
Papa Francisco fez declaração ao Corpo Diplomático do Vaticano sobre crise na democracia
Reuters

O papa Francisco citou o Brasil ao manifestar preocupação com o enfraquecimento da democracia ao participar da audiência com o Corpo Diplomático do Vaticano nesta segunda-feira (9). No último domingo (8), extremistas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Francisco, a preocupação se dá devido aos sinais de crescentes polarizações políticas e sociais. Segundo o sacerdote da Igreja Católica, isso não ajuda a resolver os problemas urgentes dos cidadãos. 

“Penso nas várias crises políticas, em diversos países do continente americano, com a sua carga de tensões e formas de violência que exacerbam os conflitos sociais”, discursou o santo padre.

Na fala, Francisco citou três países: Peru, Haiti e, nas últimas horas, o Brasil. “Sempre é preciso superar as lógicas parciais e trabalhar pela construção do bem comum”, continuou.

Intervenção federal

Ainda ontem, em meio aos ataques antidemocráticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na Segurança do Distrito Federal. Na prática, a pasta passa a ser subordinada ao governo federal, cujo interventor é o secretário-executivo do Ministério de Justiça, e não mais ao governo local.

Pouco antes, o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Anderson Torres do cargo de secretário de Segurança do DF. O ministro está de férias, há dois dias, no exterior, como o próprio falou na nota divulgada nesta madrugada. 

Ibaneis também está na mira das investigações, tanto que o ministro Alexandre de Moraes, do STF e relator do inquérito dos atos antidemocráticos, decidiu afastar o governador do DF por 90 dias.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais