Notícias

Papa Bento XVI teve pontificado marcado por escândalos e polêmicas

Joseph Ratzinger morreu neste sábado (31), aos 95 anos, após piora repentina no quadro de saúde

Da redação

Papa Bento XVI teve pontificado marcado por escândalos e polêmicas Reprodução/Reuters
Reprodução/Reuters

O Papa Emérito Bento XVI, que morreu neste sábado (31) aos 95 anos, teve um pontificado marcado por escândalos e polêmicas. Joseph Ratzinger, que faleceu após piora repentina no quadro de saúde, foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em 600 anos. Além da renúncia, o pontificado de oito anos teve momentos que mudaram a Igreja Católica. 

Bento XVI foi duramente criticado pela postura pouco clara em relação aos abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica. Ele chegou a defender as vítimas, ao emitir um pedido de desculpas e ao encontrar vítimas, mas o posicionamento não agradou os católicos, que esperavam uma postura mais progressista do pontífice.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, Bento XVI seguiu uma linha conservadora em questões sociais. Em diversos momentos do papado ele manifestou ser contrário ao aborto em qualquer circunstância, ao casamento de pessoas do mesmo sexo e à distribuição de preservativos para evitar transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. 

O Papa também foi contra ao fim do celibato de padres e a à flexibilização de normas da Igreja para pessoas em segunda união. No caso, a Igreja não permite que uma pessoa se divorcie e case novamente. 

Da maior polêmica, vem o pedido de renúncia inédito na Igreja Católica. Em 11 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI resignou ao cargo alegando saúde frágil, afirmando que não poderia exercer a liderança. 

Anos após a renúncia de Bento XVI, um documento de 2020 revelou que ele teria acobertado quatro casos de pedofilia na Alemanha antes de se tornar líder da Igreja Católica. Os casos teriam ocorrido quando ele era arcebispo de Munique, na Alemanha. O relatório também identificou 497 vítimas de abuso entre 1945 a 2019. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais