A pane global no Facebook, o Instagram e Whatsapp foi provocada por uma falha na manutenção das configurações das plataformas. A causa da interrupção dos serviços das mídias sociais foi divulgada no site oficial de engenharia do Facebook. Ainda de acordo com a publicação, as informações dos bilhões de usuários não foram comprometidas.
O problema começou por volta das 12h40 (de Brasília) e virou o tópico mais comentado do Twitter - que não foi afetado pelo problema.
“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado duro para reestabelecer o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por estarem conosco”, postou o perfil do Facebook nas redes sociais.
Os principais aplicativos da empresa caíram: Facebook, Instagram e WhatsApp. Juntos, esses serviços são acessados por mais de 6 bilhões de usuários por mês, nesta que é considerada a maior falha da empresa em uma década.
Prejuízos
O “apagão” global que tirou plataformas do Facebook, Instagram e WhatsApp do ar por mais de seis horas nesta segunda-feira (04) fizeram as ações da companhia caírem 5,5% no mercado internacional, o que teria feito Mark Zuckerberg, fundador da rede social, perder cerca de US$ 7 bilhões (R$ 33 bilhões, na cotação atual) de sua fortuna em pouco tempo com a queda das ações na bolsa.