Palmirinha, apresentadora e cozinheira, morre aos 91 anos em São Paulo

Família informou que Palmirinha estava internada desde 11 de abril em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estreou na televisão no programa da Silvia Poppovic, na Band

Da Redação

A vovó Palmirinha, ou Palmira Nery da Silva Onofre, ícone da televisão brasileira, morreu neste domingo (7), aos 91 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família em comunicado no perfil oficial de Palmirinha nas redes sociais. 

Segundo informações dos familiares da apresentadora e da cozinheira, Palmirinha estava internada desde o dia 11 de abril no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista, em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. 

Palmirinha era considerada a “vovó mais querida do Brasil” por causa da carreira de décadas como apresentadora de programas de culinária da televisão brasileira. A família descreve a ícone da história da TV como simples e cativante, o que possibilitou que ela ganhasse fãs, os amiguinhos e amiguinhas, como os chamava. 

Ela estreou na TV na Band no programa de Silvia Poppovic. Ela já era cozinheira, mas foi descoberta por uma diretora da atração. No MasterChef, em 2019, a apresentadora contou a experiência para Ana Paula Padrão.

"Eu já cozinhava e fazia festa. Ela precisava tinha uma pauta no programa de como criar os filhos sozinha. Eu fui e levei uma cesta de empadinha para ela. Dei de presente para ela", disse.

A família diz, com carinho, que a Palmirinha é um exemplo de mãe, que sempre batalhou para sustentar a casa, dar educação e vida digna com qualidade para suas três filhas. “Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”, declarou em nota. 

Velório

O velório da Vovó Palmirinha acontece na segunda-feira (8), no Cemitério Parque Morumby, das 9h às 17h e estará aberto ao público no período das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares.

Trajetória

Palmira Nery da Silva Onofre estreou na televisão aos 63 anos no programa da apresentadora Silvia Poppovic, na Band. Após a participação, o talento dela chamou a atenção e logo começou a trabalhar com a Ana Maria Braga, na Record TV. 

Em 1999, Palmirinha foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde apresentou o programa por mais de 11 anos. Na sequência, apresentou a atração “Programa da Palmirinha” no canal Fox Life, que permaneceu no ar até 2015. 

Fora da televisão, fez sucesso em participações nas telonas como no especial “Internet: O fime”. Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada no reality show Chef ao Pé do Ouvido, no canal pago GNT. 

Palmirinha sempre participou como convidada de inúmeros programas de televisão, inclusive na Band. no reality culinário MasterChef Brasil. Na ocasião, a carismática apresentadora bateu um papo para lá de descontraído com Ana Paula Padrão e cozinhou com Erick Jacquin. Ela ainda recebeu depoimentos dos jurados do programa que a fizeram se emocionar. 

A cozinheira ficou emotiva ao entrar no estúdio e recebeu homenagens dos chefs Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. “Se eu tivesse crescido com você, tenho certeza que seria tão boa cozinheira como sou hoje. Você representa muita força. Você ensinou o Brasil a cozinhar e mudou a vida de muitas pessoas”, disse Paola. 

Fogaça disse que, para ele, Palmirinha o fiz se lembrar de sua avó. “Exemplo no quesito gastronomia familiar”, destacou. E Jacquin comentou a importância da cozinheira: “Você ajudou a mostrar como cozinhar e mudou a cultura brasileira”.

Relembre a participação

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.