Para reaquecer o turismo e a economia, países europeus vão emitir passaportes de imunidade para pessoas vacinadas contra a Covid-19. As informações são do correspondente Felipe Kieling ao Jornal da Band.
Cerca de 120 milhões de vacinas já foram aplicadas no planeta. E à medida que as pessoas estão se imunizando, governos já começam a estudar a melhor forma de reaquecer a economia e suspender as restrições.
Suécia e a Dinamarca afirmaram que vão emitir certificados para quem for vacinado.
A ideia, inicialmente, é que essas pessoas possam ter mais liberdade para viajar, mas não está descartada a hipótese de que os chamados “passaportes corona” sejam utilizados também para eventos esportivos e culturais.
A Suécia planeja começar a emitir esses documentos em junho. Já a Dinamarca afirmou que agora em fevereiro já vai começar a registrar os vacinados online para que a checagem possa ser feita na internet.
Esse é um debate que começa a ganhar força aqui na Europa. Países que dependem muito do turismo - como Grécia e Malta - são favoráveis, e pretendem facilitar a entrada de estrangeiros vacinados já a partir da metade do ano, verão no hemisfério norte.
Outros governos devem seguir a mesma linha, mas o principal entrave atualmente tem sido a escassez de vacinas.