Países europeus sofrem com os extremos do clima

Enquanto alguns sofrem com alagamentos, outros enfrentam uma onda de calor e tempo seco

Por Sonia Blota

No primeiro fim de semana do verão, países europeus enfrentam de um lado chuvas torrenciais e alagamentos. Do outro, uma onda de calor extremo e tempo seco.

A força da correnteza do rio ao lado da linha férrea dá a dimensão do tamanho do temporal. Cidades no sudeste da suíça ficaram completamente alagadas, e três pessoas estão desaparecidas.

A região faz fronteira com a França, que também sente os efeitos das tempestades. Estradas ficaram destruídas deixando centenas de pessoas isoladas, e em muitas cidades o único meio de transporte é o barco.

Muitos dos rios que transbordaram pelo país deságuam no Sena, em Paris. A correnteza está mais forte do que o normal pra essa época do ano. Por motivos de segurança, um novo ensaio da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos, marcado para segunda-feira (24), foi cancelado pela organização do torneio.

No sul da Europa, por sua vez, o cenário é bem diferente. O calorão segue sem dar trégua. Na Turquia, incêndios florestais deixaram 12 mortos e quase 80 feridos, além das altas temperaturas, os ventos potencializaram as chamas.

Já na Itália, um dos principais pontos turísticos foi fechado. As autoridades da Ilha de Capri bloquearam o acesso de turistas devido à falta de água. O consumo disparou nos últimos dias, com os termômetros acima dos 35 graus. Para piorar, uma obra pode ter prejudicado o abastecimento. Dezenas de turistas que já estavam a caminho tiveram que voltar para o porto de Nápoles.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.