Os países que que integra, o chamado “círculo de fogo” registraram tremores neste sábado. A área que se estende por mais de 40 mil quilômetros vai desde o sul do Chile, passando pelas Américas do Central e Norte, e chegando no Japão e na Austrália.
Na América do Sul, o tremor mais forte do dia foi registrado no Peru. O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0. Não há notícias de mortos ou feridos.
No Equador, um terremoto de magnitude de 6,7 atingiu a costa do país. Seu epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao. Segundo a agência Reuters, não há ameaça de tsunami no litoral do país. As autoridades equatorianas confirmam a morte de 13 pessoas, e o número de feridos passa de 120.
Pelo menos seis ocorrências de tremores foram registradas no Chile. O mais forte deles foi observado em Arica (magnitude 4,0). As cidades de Antofagasta, Araucania, Bio-Bio, Calam e Cobquecura também resgistraram tremores.
No México há o registro de pelo menos 18 tremores. Entre as regiões afetadas estão regiões de Michoacan, Chiapas, Guerrero, Jalisco, Oaxaca e Baja California.