A transferência dos pacientes amazonenses com Covid-19 para outros estados começou na manhã desta sexta-feira, 15. A Força Aérea iniciou o embarque dos doentes, que seguem acompanhados por equipes de saúde para outras unidades da federação. As informações são do Arthur Coelho, da BandNews FM.
Apenas pacientes estáveis e não graves serão transferidos neste momento. A previsão inicial é que mais de 200 pacientes sejam levados para o Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Goiás e outros estados.
A medida busca aliviar a pressão na rede de saúde de Manaus e auxiliar na escassez de oxigênio hospitalar.
NOTA DA FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no início da manhã desta sexta-feira (15), o primeiro embarque de pacientes, acompanhados de equipes de saúde, em Manaus (AM).
Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumprem as missões para transporte de pacientes a outros estados do País com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense.
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.