O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (11), que o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Casa será o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
A declaração do presidente do Senado foi feita após uma reunião com membros do governo federal: Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Randolfe Rodrigues (líder do governo no Congresso).
“Chegamos ao final desse primeiro semestre, na ótica da presidência do Senado e dos líderes, um balanço muito positivo dessa relação do Congresso Nacional com o governo federal, com números na economia que são positivos e que gera um otimismo muito grande”, disse Pacheco ao lembrar das medidas provisórias, arcabouço fiscal e reforma tributária que foram aprovadas ou estão em tramitação nas Casas.
Segundo Pacheco, não há razões para fatiar o texto da reforma a ser apreciada pelo Senado. Ele disse ter a expectativa de aprovar a matéria “nos próximos meses”.
Ao deixar a residência oficial do senador, Haddad manifestou confiança na aprovação, ainda este ano, tanto da reforma tributária quanto do projeto de lei que restaura o voto de desempate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
“Estamos confiantes de que vamos aprovar as matérias vindas da Câmara, com a independência que o Senado tem, no sentido de aperfeiçoar os textos. Muito confiantes de que promulgaremos uma reforma tributária, depois de tantas décadas, à altura dos desafios que estão colocados para o Brasil”, disse Haddad.