A estação do outono começa às 18h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20) e irá até as 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Conhecida como a estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, o outono se caracteriza pelas chuvas mais escassas no interior do país, especialmente no semiárido nordestino, segundo o Inmet. Já na parte norte das regiões Nordeste e Norte, ainda é época de muita chuva.
A Climatempo prevê que no Sudeste, o outono terá no início de abril um padrão mais típico de verão, com calor e alta umidade provocando pancadas de chuva, porém de forma muito isolada. No decorrer de abril o tempo passa a ficar mais firme em todo o Sudeste, e por conta disso as noites passam a ser mais frescas, com amplitudes térmicas maiores. Ainda deverá fazer bastante calor em alguns dias no interior do estado de São Paulo.
Maio terá temperaturas próximas da normalidade, mas com viés positivo no leste e faixa litorânea, e negativo no interior, onde as noites são mais frias; as maiores variações são esperadas para a segunda quinzena. Entre a segunda quinzena de maio e o mês de junho, frentes frias seguidas de massas de ar frio avançam pelo sul e leste da Região Sudeste favorecendo quedas acentuadas de temperatura, mas também com curta duração.