Não foi a primeira vez que desabou parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na Região Metropolitana de São Paulo. O acontecimento da tarde desta quarta-feira (8) já tinha ocorrido anteriormente, em 2015.
À época, uma infiltração fez com que placas de gesso caíssem na praça de alimentação do estabelecimento - mesmo local onde ocorreu o acidente de quarta - e não houve vítimas.
Antes disso, em 1996, uma explosão de gás no mesmo shopping deixou 42 mortos e 372 feridos. O acidente também aconteceu na área destinada aos serviços de alimentação. Saiba mais sobre os dois acidentes anteriores no Osasco Plaza logo abaixo.
No acidente desta quarta-feira, não há vitimas ou feridos, segundo a Polícia Militar. Cerca de oito viaturas foram encaminhadas para atender a ocorrência. A Defesa Civil de Osasco também foi acionada, para averiguar risco de novo desabamento.
Logo acima da praça de alimentação, havia o estacionamento e sete carros caíram junto com o teto, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Confira acima imagens das câmeras de segurança, que flagraram o momento em que o teto cedeu. O local foi interditado pela PM.
A Prefeitura de Osasco informou que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do shopping está em dia. Ainda assim, o prefeito da cidade, Rogério Lins, informou ao Brasil Urgente que o alvará do shopping está cassado até que autoridades competentes avaliem a situação.
Galeria de Fotos
Parte do teto de shopping desaba em Osasco, na Grande São Paulo 1/5
“O alvará está cassado até que o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), a Polícia Científica e todos esses órgãos que nós já citamos em conjunto vejam se há segurança para voltar ao funcionamento", disse o prefeito.
Desabamento do teto em 2015
Em 5 de janeiro de 2015, placas de gesso do teto do Osasco Plaza Shopping caíram do teto na praça de alimentação. O acidente foi causado por infiltração e não houve vítimas ou feridos.
À época, a área do teto que caiu era muito menor em relação à ocorrência desta quarta-feira, em que parte dos veículos que estavam no estacionamento no andar de cima desabaram sobre o espaço.
Explosão de gás em 1996
Em 11 de junho de 1996, uma explosão de gás, também na praça de alimentação do shopping, matou 42 pessoas e deixou outras 372 feridas. A cidade decretou luto de três dias.
O acidente aconteceu à véspera do Dia dos Namorados e, no momento da explosão, mais de duas mil pessoas passeavam pelo recinto. O chão da praça quebrou, o piso foi lançado ao alto e derrubou o teto do local.
O Osasco Plaza havia sido inaugurado pouco mais de um ano antes do ocorrido, em 19 de abril de 1995. Os prejuízos financeiros foram estimados em cerca de R$2,5 milhões.
A Justiça de São Paulo condenou cinco pessoas pela explosão, que foram absolvidas em 2005 pro falta de provas. As vítimas foram indenizadas.