O Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou nesta quinta-feira (18) uma operação contra um grupo suspeito de vender carne de cavalo para restaurantes do estado.
O bando é suspeito de abater os animais clandestinamente e vender a carne a restaurantes de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Seis pessoas foram presas. Também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) apurou, por meio de conversas interceptadas com autorização judicial, que o grupo investigado abastecia estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne em forma de bifes e hambúrgueres.
A suspeita foi confirmada por meio de perícias de duas hamburguerias. Depois, foram localizados os pontos de abate e os locais onde eram enterrados os ossos e as carcaças que restavam dos animais,
Segundo o Ministério Público, cerca de 800 kg de carne de cavalo eram vendidos por semana. Segundo o promotor Alcindo Bastos, informações preliminares apontam que cerca de 60% das hamburguerias da cidade adquiriam produtos da quadrilha.
“Isso será investigado, mas, desde já, reforça a importância de que os estabelecimentos jamais adquiram produtos sem inspeção”, afirmou.