ONU condena ataques racistas sofridos por Vini Jr na Espanha: 'inaceitável'

Segundo o chefe direitos humanos da organização, o incidente foi “um forte lembrete da prevalência do racismo no esporte”

Da redação

O chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Turk, criticou, nesta quarta-feira (24), os ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior durante a partida do último domingo (21). Segundo ele, o incidente foi “um forte lembrete da prevalência do racismo no esporte”. O assunto foi destaque no Jornal Gente, do BandNews TV. 

Em uma conversa com jornalistas em Genebra, Turk afirmou que a ONU está “convocando todos os eventos esportivos organizados em todo o mundo para conter, combater e prevenir o racismo”, além de elogiar a reação das autoridades espanholas. 

“Uma investigação tem que acontecer. Está claro que é um assunto que vai preocupar o judiciário. Quem organiza eventos desportivos leva esse assunto muito a sério”, disse. 

De acordo com a imprensa internacional, Volker Turk também disse que pediu a seu escritório que preparasse um resumo de políticas públicas sobre racismo no esporte. 

“Precisamos olhar com atenção para os direitos humanos e esportes de uma ampla gama de perspectivas. Queremos apresentar uma série de ideias claras sobre os padrões de direitos humanos em eventos esportivos. O racismo é totalmente inaceitável”, afirmou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais