ONU condena ampliação do conflito no Oriente Médio após ataques do Irã a Israel

“Precisamos, absolutamente, de um cessar-fogo”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, após Irã lançar dezenas de mísseis contra Israel

Da redação

Irã dispara mísseis contra Israel
REUTERS/Jamal Awad

O secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou o que chamou de “ampliação do conflito no Oriente Médio”, minutos após o Irã disparar dezenas de mísseis contra Israel. O ataque iraniano foi uma resposta às investidas das tropas de Tel Aviv no Líbano, em ação contra o grupo Hezbollah.

“Condeno a ampliação do conflito no Oriente Médio com escalada após escalada. Isso precisa parar. Precisamos, absolutamente, de um cessar-fogo”, disse António Guterres, em pequena nota publicada nas redes sociais da ONU.

No Oriente Médio, Israel vive três frentes de conflito contra grupos aliados: Irã, Hamas e Hezbollah. Nesse contexto, os ataques de Teerã ocorreram um dia após o exército israelense iniciar uma incursão terrestre no sul do Líbano.

Por outro lado, Israel conta com o apoio do Ocidente, sobretudo dos Estados Unidos, apesar de cobranças da Casa Branca por moderação de Benjamin Netanyahu na Faixa de Gaza, onde milhares de civis, entre mulheres e crianças, foram mortos na guerra contra o Hamas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.